A História da Tatuagem Tradicional Japonesa (Irezumi) Parte 1

/, Shimada Tattoo, Tatuagem Japonesa, Tatuagem Tradicional Japonesa, Toshio Shimada, Wabori Tattoo/A História da Tatuagem Tradicional Japonesa (Irezumi) Parte 1

A História da Tatuagem Tradicional Japonesa (Irezumi) Parte 1

A tatuagem tradicional japonesa, popularmente conhecida como Irezumi pelos japoneses (刺青) tem uma história muito curiosa, a começar pelo nome. No Japão, tudo tem sempre um significado profundo e, muitas vezes, sentidos diferentes para uma única palavra. Tatuagem, (刺青) em japonês pode significar “esculpir” e em outros dialetos pode ser traduzido como “colocar tinta”. Outra curiosidade é que há mais de 10 maneiras de se falar “tatuagem” lá.

Início da popularização da tatuagem no Japão

Entre essas e outras peculiaridades, a tatuagem tem uma história de amor e ódio com o país oriental. Os primeiros indícios do surgimento da tattoo na terra do sol nascente apareceu em meados de 5 A.C, nas tribos e povoados da ilha de Okinawa, sul do Japão, mas se tornou popular mesmo no período Edo (江戸時代 ) entre 1603–1868, época em que o país passava por uma conturbada crise política, social e econômica.

Naquela época, as casas japonesas eram feitas de madeira e papel, o que gerava muitas ocorrências de incêndios. Os bombeiros, que participaram do resgate das vitimas eram pessoas muito apegadas a crenças budistas (rica em simbolismo e tradições), tatuavam em seus corpos, desenhos dos incidentes da época, alem de incrementar imagens de animais símbolos religiosos. Isso fazia com que os próprios bombeiros, considerados heróis da época, fossem reconhecidos e marcados, literalmente, pela historia.

 

Irezumi em quadrinhos 

Outra grande influência foi o sucesso dos desenhos de Utagawa Kuniyoshi, um reconhecido desenhista que criava ilustrações inspiradas nos 108 guerreiros do conto chinês Shuihu zhuan. Kuniyoshi criava seus personagens com tatuagens cheias de detalhes, por todo o corpo. Esses guerreiros fora-da-lei também eram símbolo da resistência contra os impérios rígidos e antidemocráticos desse período. 

Guerreiro Cao Zhen, feito pelo desenhista

 

Onna yu (“Bathhouse Women”) by Torii Kiyonaga (1752–1815)

Tattoo do bem e do mal

Durante muito tempo, os japoneses viveram um ciclo de repressão do governo e a tatuagem também foi um tipo de manifestação e resistência. Em contraponto, pessoas que praticavam crimes eram marcados na pele  com caracteres que os distinguiam do restante da sociedade. Para evitar esse tipo de identificação, os criminosos da época começaram a tatuar todo o corpo, cobrindo as que os identificavam como bandidos, além de ser uma forma de não sobrar espaços para as indesejadas tattoos.

Shot from the movie “One dragon”, Kōji Tsuruta represents a tattoo horishi on this film.

(continua no próximo post…)

By | 2019-02-12T17:31:36+00:00 fevereiro 12th, 2019|Irezumi, Shimada Tattoo, Tatuagem Japonesa, Tatuagem Tradicional Japonesa, Toshio Shimada, Wabori Tattoo|Comentários desativados em A História da Tatuagem Tradicional Japonesa (Irezumi) Parte 1

About the Author: