A cultura pop japonesa de games, animes e mangás

/, Shimada Tattoo, tattoo, Tatuagem Asiática/A cultura pop japonesa de games, animes e mangás

A cultura pop japonesa de games, animes e mangás

Os Mangás (em japonês: 漫画) são histórias em quadrinhos japonesas e, diferente das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá.

A prática de ler mangá aumentou após a segunda guerra mundial, que deixou ao povo japonês poucas opções de atrações culturais, surgindo posteriormente um novo estilo: o desenho animado japonês. Foi nessa época que surgiu o que podemos chamar de “Walt Disney Japonês”, o Ossamu Tezuka, criador dos traços mais marcantes do mangá: Olhos grandes e expressivos.

No Brasil, a adoração por animes e mangás (conhecido também como Otakus) veio em meados de 1994, devido ao grande sucesso do anime Os Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada, exibido pela Rede Manchete, atraindo público fiel daquela época até hoje. Várias revistas informativas, como a Revista Herói (publicada em conjunto pela Acme e a Nova Sampa) foram lançadas exclusivamente com histórias feitas de animes e mangás, como a Japan Fury e Animax. Em seguida o sucesso dos animes e mangás, no país, virou um fenômeno de público com a vinda do Dragon Ball Z, Yu Gi Oh e Naruto.

Os vídeo games são um elemento vivo da cultura popular japonesa. A indústria de games dominou o Japão em 1978 e com tempo se espalhou por todo o mundo, virando uma das indústrias mais importantes do planeta.

Os games japoneses mais famosos

No maravilhoso mundo dos videogames muitas (talvez as mais importantes) das maiores criações do mundo são japonesas, sejam consoles ou jogos. Ao contrário do que muitos imaginam, os videogames são uma invenção americana, porém foi com mentes nipônicas que os videogames chegaram a ser o sucesso que são hoje!

Encabeçando o top 10 e games mais populares do mundo, liderado pelo encanador mais popular da galáxia, o Super Mário Bros é o maior sucesso da criação japonesa de games chegando a ultrapassar a marca de 40 milhões de cópias vendidas (isso só nos EUA).

Quem pode imaginar um porco espinho azul capaz de derrotar seus inimigos com golpes a uma velocidade supersônica? Os japoneses! E o Sonic the Hedgehog (Sonic o Ouriço) foi o segundo maior sucesso lançado pela Sega em 1991, alcançando 15 milhões de cópias vendidas e fãs fanáticos no mundo inteiro.

Outros grande nomes como Zelda, Final Fantasy e Pokémon também mostram a inteligência criativa e a arte de entreter os gamers com histórias fabulosas.

Tatuagens no universo de games e animes

Com um público gigantesco de pessoas que se consideram Nerd’s (e com muito orgulho), graças a influências como do megaevento Comic Con, as tatuagens de Anime e Mangá são sucesso no mundo todo, tanto pelo traço marcante quanto pela própria nostalgia de ter na pele seu desenho favorito e que marcou a infância de muita gente, indo muito além do cosplay e uma supercoleção de HQ’s japonesas.

Entrevistamos nossos tatuadores sobre as tatuagens sobre o tema anime, mangá e games. Conheça suas principais influências, estilos, técnicas e recomendações sobre as tattoos. Leia abaixo a opinião dos artistas.

Lucas Leandro, 20 anos – tatuador profissional desde os 17 –, especializado em caligrafia e neotraditional.

Blog TS: Quais são principais as influências do universo dos games e animes?

Lucas: As mensagens que os animes tentam passar para a galera que assiste, o jogo de cores utilizados e nas roupas.

Blog TS: Quais as técnicas e complexidades usadas para tatuar temas como games e animes?

Lucas: Complexidade mesmo eu só sinto para sombrear e dar profundidade de plano nesse estilo.

Blog TS: Quais as tatuagens mais procuradas por esse público?

Lucas : Depende. Ou são desses animes atuais ou de clássicos.

Blog TS: Quais de áreas no corpo melhor recomendadas para tatuar animes e games?

Lucas : Não existe recomendação específica. Vai de cada um.


 

Thiago Angelini, 24 anos – tatuador profissional desde os 18 –, tem seu estilo próprio de tatuar tendo como referências a tattoo oriental, neotrad com preferência em cores pastel e traços bold e fine.

Blog TS: Quais são principais as influências do universo dos games e animes?

Thiago: Desde sempre tive videogame e computador, jogando todos os tipos de jogos. Game é meu lazer! Após um dia de trabalho cheio jogar me faz ficar criativo para fazer algum desenho; sobre os animes, comecei a gostar de Dragon Ball por causa das aventuras e das lutas, e sempre me inspirou… Como o Akira desenhava tudo, de um jeito simples, mas direto, todos os animes que eu assisto, sempre reparo em como são desenhados, porque isso me inspira muito para criar algo, mesmo não sendo uma tattoo sobre games ou anime. Então é uma grande parte da minha vida, tanto na pessoal e também profissional.

Blog TS: Quais as técnicas e complexidades usadas para tatuar temas como games e animes?

Thiago: Para mim a tattoo já tem que ser pensada numa técnica, que tatuada dure muitos anos, como a técnica do Oldschool que é sólida, então uso essa técnica sólida junto de traços bold e fine para deixar mais refinado as tattoos, a complexidade na parte de games e animes é transferir isso para a pele e que fique bonito e durem anos. Então eu estudo a técnica certa e o tanto de pele que vou deixar “dentro” do desenho para não virar um “adesivo” e sim uma representação da imagem de games ou animes como um desenho e aplicação de tattoo.

Blog TS: Quais as tatuagens mais procuradas por esse público?

Thiago: Normalmente sobre anime é Dragon Ball, por ser um anime clássico, mas também existe a procura para tatuar personagens de animes mais “desconhecidos” e eu gosto muito quando acontece isso, porque tenho a oportunidade de conhecer um anime novo e estudar para a pessoa como vou criar seu desenho. No tema games, o público procura mais pelos conhecidos, Super Mário, Zelda, Sonic, ou símbolos de jogos mais desconhecidos, que são bem legais, porém também são um desafio para transformar em tattoo.

Blog TS: Quais de áreas no corpo melhor recomendadas para tatuar animes e games?

Thiago: Qualquer área do corpo, só criar o desenho no formato que se encaixe bem na parte do corpo que o cliente deseja.

 

By | 2018-06-15T14:03:47+00:00 junho 15th, 2018|Estúdio de Tatuagem, Shimada Tattoo, tattoo, Tatuagem Asiática|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment